Hugo Prado Neto
O Ciclismo de Estrada é um esporte duro. Eu se fosse um CEO de uma empresa, fortemente recomendaria – mais para exigiria – que o departamento de RH avaliasse se o pretendente ao cargo é um ciclista ou não. E se sim a quanto tempo? É competidor?
Mas por que?… Simplesmente porque para ser um ciclista você precisa de algumas qualidades básicas da performance humana:
- A disciplina, que leva aos mais altos padrões de saúde física, mental e social. É raro hoje em dia de se ter uma alta porcentagem de funcionários com essas 3 saúdes básicas em dia, certo?
- O objetivo. Quem decide praticar esse esporte duro tem algum objetivo em mente, uma meta, um alvo, algo para se agarrar e evoluir. Um propósito, positivo diga-se de passagem.
- O saber vencer – muita gente não sabe. Mas se você é um ciclista, vencer atropelando os outros ou achando que será invencível não dura muito, e o esporte te mostra o outro lado da moeda em um estalo dedos. Na verdade nem é necessário um adversário, você pode “hit the wall” na próxima prova ou ferver o carburador – aliás, quem nunca?
- O saber perder, ou traduzindo: estar aberto ao aprendizado. Vencer uma prova, pelo menos para mim, tem que ser aquele dia em que o flow acontece de e forma generalizada: sistema digestivo rodando redondo, bike fluida, concentração máxima, estado de preparação física em dia, reserva de glicogênio ótima, estratégia de prova perfeita e por aí vai. Eu pessoalmente passo mais tempo perdendo, quero dizer, aprendendo, do que vencendo.
OBS: as qualidades acima são algumas de dezenas.
Alta performance em cima da bike depois que você desenrolou toda a sua complexidade das várias áreas que se interconectam é simples. Portanto, horas de voo são cruciais para aumentar o seu arsenal de aprendizado, que será usado não só na sua próxima prova, que na verdade nem está tendo. O grande lance aqui é usá-lo na SUA VIDA: no trabalho, dentro de sua casa, etc. Mas lembrem-se, não são centenas de horas de voos em Z1 e sim quantas horas de qualidade você colocou durante a sua jornada. Less is more!