Por: Breno Bizinoto (revistaciclosul)
O mineiro Henrique Bravo, atualmente atleta de MTB pela Specialized BR acaba de assinar contrato com a Soudal Quick-Step Devo Team, uma equipe de desenvolvimento da Soudal Quick-Step, feita para atletas sub 23 no ciclismo de estrada.
Durante as negociações sigilosas que aconteceram ao longo desse ano, Henrique Bravo passou os últimos meses competindo na Europa, onde teve excelentes resultados, como destaque a vitória na Vuelta Internacional Junior Ribera na Espanha.
Ele venceu a etapa rainha e levou a vitória no somatório dos três dias de prova, faturando a camisa de campeão geral do evento, que é considerado um dos mais importantes da categoria júnior no ciclismo de estrada mundial.
A partir dessa vitória, os diálogos com os olheiros de alguns times importantes tomaram força e o atleta assinou o contrato com a Devo Team.
Henrique Bravo mostrou a sua nova bike e equipamentos que recebeu e utilizará na próxima temporada.
Todos os equipamentos, patrocinadores e estrutura utilizadas pelos atletas sub 23 da Devo Team são iguais aos da equipe oficial Soudal Quickstep.
Bravinho adiantou que haverá trainig camps e competições em que os dois times provavelmente devem se juntar e ele pedalará ao lado dos atletas world tour do time, incluindo o campeão mundial Remco Evenepoel.
O contrato assinado entre o time e o Brasileiro tem a duração de dois anos, mas ele tem a possibilidade de subir para o time profissional a qualquer momento.
Bravinho vai morar em Girona, um lugar que ele definiu como o pico da bike e suas infinitas vertentes.
“Girona é o paraíso para pedalar. Haverá momentos que estarei na Bélgica, treinando e competindo para clássicas e outras provas como o Baby Giro, o Giro d’Italia sub 23” relatou o jovem.
“A MTB não vai ficar paralisada, eu devo competir algumas provas com o apoio da Specialized Brasil” – contou o jovem aliviado, pois o seu novo time também utiliza as bikes da Specialized, mas deixou bem claro: “Apesar disso, o foco agora será o ciclismo de estrada”
Hugo Prado Neto, o treinador do Bravinho contou ainda sobre as negociações, que acontecem desde abril de 2023 e que recebeu ligações dos dirigentes dos times para tirarem duvidas sobre o atleta: “Eu recebi ligação de um olheiro da QuickStep por intermédio do Nicolas Sessler. Esse olheiro me perguntou tudo do Bravinho e eu mostrei os principais números e marcas, como a Serra de Macacos (um KOM que ninguém batia desde 2015). Me perguntaram até qual era o medidor de potência que ele estava usando para alcançar aqueles números, com o intuito de aferir qualquer irregularidade”.
A conversa durou muitos meses e o time monitorou até os dias que o Bravinho decidiu ir para a Espanha e atropelar todo mundo nas provas, que foi quando vários outros times ligaram para o Bravinho e sua família, mas quem estava monitorando há mais tempo eram os técnicos da Quick-Step e por ali ele decidiu ficar.
Por último, levaram o mineiro lá para a Bélgica para fazer testes no Bakala Academy, acompanhado pelo técnico do Remco, onde todos se impressionaram com os seus resultados e métricas.
Vale lembrar que a Quick-Step é a equipe mais vencedora de todos os tempos no ciclismo profissional, são os dados do nosso especialista Daniel Bahia. Ela é a continuação da equipe italiana Mapei (posteriormente belga), também dirigida por Patrick Lefevere. Ele é um dos maiores managers da história do ciclismo.
É uma equipe que durante muitos anos focou nas vitórias em clássicas, onde tiveram vitórias com Cavendish, Kwiatkowski, Tom Boonen e outros nomes históricos.
O resumo é que já tivemos alguns poucos nomes brasileiros correndo em equipes world tour, mas nunca em uma equipe assim tão grande.
“O desenvolvimento desses atletas sub 23 vem aos poucos dentro das equipes de desenvolvimento, primeiro passando por provas de um dia, depois de uma semana, e muito la na frente, talvez, as provas de 21 dias.” – analisou Daniel Bahia.