Os atletas OCE Hugo Prado Neto e Lukas Kaufmann, da Cannondale Brasil Racing (CBR), formam a única equipe brasileira na disputa do título da maior corrida de mountain bike do mundo, o Cape Epic 2018. A prova será na África do Sul, entre 18 e 25 de março. Esta será a terceira ultramaratona de alto nível que a dupla disputará desde setembro do ano passado. Com o apoio de nova equipe de fábrica, eles buscam um resultado forte para o país.
“O Cape Epic culmina esse projeto meu e do Lukas. Tivemos muita consistência nas últimas competições. Nosso objetivo é manter a regularidade e ficar no top 10 novamente”, explica Hugo. Eles terminaram o Swiss Epic em 8º lugar, em setembro e o Brasil Ride em 5º, em outubro. Lukas nasceu na Suíça, e se radicou no Brasil em 2010. É casado com uma brasileira e recentemente se naturalizou brasileiro com o projeto de defender o país nas olimpíadas de 2020.
A batalha será dura este ano. Os atletas percorrerão 658 quilômetros e 13.530 metros de altimetria acumulada, divididos em 7 etapas e um contra-relógio. Além deste desafio, a largada estará mais estrelada que nunca. A primeira etapa da Copa do Mundo de mountain bike cross-country ocorrerá na mesma região e apenas 6 dias antes do Cape Epic, o que atraiu ainda mais competidores para a briga pelo título.
Os maiores nomes do mountain bike mundial confirmaram presença na prova. Entre eles, os atuais campeões Nino Schurter e Matthias Stinermann (Scott-SRAM), Henrique Avancini e Manual Fumic (Cannondale Factory Team), além de Alban Lakata e Kristian Hynek (Canyon Topeak).
Estratégia
Com as quatro primeiras etapas com mais de 110 quilômetros, Hugo acredita que o Cape Epic deste ano será decidido pelo mais inteligente e resistente. “Esse Cape Epic vai ser vencido pelo melhor estrategista e não pelo mais forte ou o mais agressivo, porque ele está muito duro. Está mais propício para um ultramaratonista ou um maratonista puro, ao contrário dos especialistas em cross-country. Mas claro, a gente nunca pode descartar esses atletas”, avalia.
Ele explica que o combo de etapas com mais de 5 horas de duração ainda no início da competição fará toda a diferença. “Lá na frente, a intensidade é muito alta. Serão 20 horas de corrida em quatro dias ainda no início da competição. Então, o importante é ter fundo, um sistema aeróbico forte e depender menos da velocidade”, explicou, completando que isso pode ser uma vantagem para a dupla brasileira.
OCE
A OCE é uma das principais assessorias esportivas do Brasil. Com foco no mountain bike, triatlo e ciclismo de estrada, nossos coaches se especializaram em treinar atletas amadores e profissionais com eficiência. Para entrar em contato conosco, basta enviar um e-mail para oce@treine.net, ou ligar para (31) 3297-8324.
Você também pode nos seguir nas redes sociais no Facebook e no Instagram para receber outras informações sobre ciclismo e esportes de resistência.
A OCE também é revendedora de produtos Stages, SRM e Wahoo. Para oferecer o ciclo completo para a performance dos nossos atletas, temos serviços de bike fit, descontos em assessoria nutricional e fisioterápica e outras vantagens.